Mesmo que você nunca tenha utilizado e nem saiba o que é, um dia vai precisar do seu score. Segundo o site do SCPC score é:
“O score é uma ferramenta que se utiliza de cálculos estatísticos para indicar a probabilidade de ocorrência de eventos de inadimplência de grupos de pessoas em um determinado horizonte de tempo, auxiliando consumidores e empresas a realizarem negócios a crédito, com mais segurança e agilidade, reduzindo os custos envolvidos nas operações creditícias.”
O score é muito importante, pois ele é o fator mais relevante na hora de realizar empréstimos e grandes financiamentos, como a compra da casa própria (para essa opção o valor mínimo do score deve ser de 900). Simplificando a explicação ele funciona como um número que positiva ou não o cliente.
O score é medido com informações sobre o seu CPF, se o nome ficou “sujo”, se já teve cheques devolvidos e outros tipos de dívidas. Até as contas de consumo e moradores do mesmo endereço são analisados por esse sistema.
Muitas pessoas se perguntam se existe algum jeito de subir o score, e a resposta é sim.
Um bom jeito é passar as contas de consumo para o próprio nome, já que para o Serasa e SPC se não está no nome da pessoa ela não possui renda, logo o score vai baixar, mas obviamente elas devem ser mantidas em dia. Outro jeito é sempre que mudar de endereço e trocar o nome nas contas informar o Serasa ou SPC. Essas dicas simples podem facilitar sua vida e aumentar seu score em uns 3 meses.
Esse sistema de computação do score é totalmente automatizado, logo não pode ser alterado manualmente, então não acredite em propostas mirabolantes que oferecem o aumento de score em troca de dinheiro pois elas são uma grande farsa.