Hoje um grande problema que temos vivido são as dívidas, em tempos de pouco dinheiro e produtos muito caros é normal ver muitas pessoas endividadas e com o “nome sujo”. O CPF é considerado sujo quando se encontra com restrição em empresas de serviços de proteção ao credito, como o Serasa e o SPC.
Quando você adquire uma dívida com uma empresa e não paga no prazo estipulado é necessário estar planejando ideias para sair da crise, ela pode enviar o caso para umas dessas empresas, e essa tem como função o envio de uma carta de aviso e logo após pode inserir o CPF da pessoa na lista de inadimplentes.
É comum empresas de assessoria entrarem em contato com os clientes inadimplentes para parcelar a dívida, oferendo grandes descontos e limpar nome. Essas empresas podem parcelar em até 36 vezes o valor total da dívida, assim que o cliente aceita a negociação e efetua o pagamento da primeira parcela, a empresa tem de 5 a 10 dias para enviar o aviso para as empresas de proteção ao crédito e elas devem retirar o CPF da lista de inadimplência.
Após a negociação o cliente pode consultar se o nome está “limpo” nos sites do Serasa e do SPC ou pessoalmente nos postos de atendimento, a consulta é gratuita se feita pelo próprio portador do CPF.
Caso o cliente não receba ligações com proposta, ele mesmo pode entrar em contato com o setor financeiro da empresa explicar seu caso e oferecer uma proposta, em muitos casos eles fazem boas negociações facilitando a vida da empresa e do cliente.
É muito importante lembrar que se a dívida foi adquirida em um banco o nome do inadimplente vai continuar com restrição bancária até após ser retirado do Serasa ou SPC, logo essa pessoa terá grandes dificuldades para pedir empréstimos, cartões de crédito e financiamentos bancários.