Juros abusivos cartão de crédito

Se existe um vício que dá muito prazer as pessoas é fazer compras, muitas vezes os produtos nem são uteis, mas esse prazer também pode levar ao endividamento. O cartão de crédito ajuda a salvar a vida de muitas pessoas, facilitando nas compras, mas em contraponto ele também facilita no endividamento. Parte do problema dos cartões de crédito são os juros abusivos, somente quem tem o dinheiro para quitar totalmente a parcela do mês seguinte sai ganhando. Entenda uma pouco mais sobre isso:

Quanto o banco pode cobrar de juros?

O que muita gente não sabe é que os bancos podem cobrar de juros, em uma fatura atrasada, até 20% ao mês, e sem dó nem piedade eles adoram endividar os clientes, em um ano uma dívida pode crescer em até 600%. Esse é um caso de juros sob juros que é proibido no Brasil, mas é aceito pelo Poder Judiciário já que em 90% das causas os bancos levam a melhor.

Como não utilizar os juros do cartão?

Não existe uma formula mágica para a não utilização dos juros no cartão de crédito, o jeito é bem simples, não utilize valores acima do seu orçamento e se organize financeiramente, somente assim você poderá fugir da bola de neve que o cartão de crédito pode criar. Outra dica valiosa é ler bem as letras “miúdas” do contrato do cartão de crédito, assim é possível avaliar a taxa de juros do banco e não sair lesado.

É possível recorrer e pedir estorno dos juros bancários?

Sim, é possível. O cliente pode entrar com uma ação revisional de contrato, no Procon ou Dicon de sua cidade, e torcer para ganhar a causa. Felizmente muitos juízes já são capazes de perceber que a cobrança de juros sob juros, cobrados mensalmente, é ilegal no Brasil.