Golpes com empréstimos consignados

Os créditos consignados vêm ganhando um grande espaço no mercado econômico atual, por se tratar de uma forma de realizar aquele sonho ou até mesmo quitar as dívidas, contudo, apesar da popularidade deste tipo de empréstimo é preciso tomar muito cuidado para não cair em um golpe, algo que, infelizmente também vem crescendo.

E se por ventura, você fizer parte do grupo de pessoas que pode se beneficiar com esse crédito, como por exemplo, pensionistas, aposentados, funcionários públicos ou funcionários de empresas privadas, nada melhor do que ficar atento para essa facilidade. Por isso organizamos uma lista com oito cuidados que precisa tomar antes de cair nas armadilhas do empréstimo consignado.

Fique atento os golpes do crédito consignado

  1. Venda casada de empréstimo: É comum o banco ou a financeira oferecer ou dizer que só liberarão o crédito consignado mediante a contratação de determinado serviço, como por exemplo: a compra de um seguro ou outro qualquer. Caso isso acontece com você, insista apenas no empréstimo consignado. Esse tipo de ação em que o banco ou financeira tenta empurrar seus serviços é compra casada.
  2. Cuidado com as ligações: A Previdência Social não costuma ligar para ninguém para oferecer empréstimos consignados, caso receba uma ligação, tome muito cuidado e desconfie de qualquer pessoa do outro lado da linha. Isso é apenas uma maneira de conseguir seus documentos para criar dívidas em seu nome.
  3. Empréstimo em nome de terceiros: Não tente fazer empréstimos consignados em nome de terceiros de sua família sem que ele saiba, algumas empresas podem facilitar o crédito para você mas pedirão os documentos do parente que tem esse direito.
  4. Pagando o boleto à vista: se por ventura contraiu um empréstimo consignado e, milagrosamente arrumou dinheiro para pagar a dívida, você pode. No entanto, o banco ou a financeira se negará a receber pelo fato de perder nos juros, insista em seu direito e mesmo assim, caso o valor não seja recalculado exija, você verá que o valor caíra.
  5. Observando as taxas: quando você está no banco ou em uma financeira, é comum o funcionário fazer uma simulação, porém, essa simulação geralmente é realizada com índices inferiores aos que você vai ter que pagar, por isso, tome muito cuidado com as taxas e, de preferência, anote essa simulação. Uma pequena alteração na taxa pode aumentar o que precisa pagar de maneira exorbitante.
  6. Empréstimos em branco: não assine documentos em branco caso contrário, os bancos ou financeiras podem utilizar esse documento para renovar o empréstimo com valores muito maiores, causando-lhe grandes problemas, além disso, podem solicitar empréstimo em seu nome e depositar em outra conta. Não assine documentos em branco e ao assinar qualquer documento, não esqueça de lê-lo antes.
  7. Vendedores de empréstimos consignados nas ruas: é comum nas grandes cidades vermos pessoas tentando chamar pessoas para contraírem empréstimos consignados sem a necessidade de consulta de crédito e essas coisas. Caso se depare com algum desses, tome muito cuidado, empresas que não exigem e pesquisam sobre aquele que toma o empréstimo, não trabalham dentro da lei, ou seja, você pode estar quase caindo em um golpe. Desconfie de financeiras desconhecidas.
  8. Tome cuidado com as financeiras: é comum nos depararmos com diversas financeiras em lugares movimentados, e, para ganhar na concorrência, algumas financeiras acabam facilitando demais o empréstimo. Desconfie dessa facilidade, os empréstimos consignados são fáceis? Sim, mas desconfie de uma aprovação muito rápida.