Se por uma infelicidade do destino seu nome acabou caindo no SPC e SERASA e, com tantos avanços tecnológicos decide procurar no Google uma maneira de limpar seu nome e eis que se depara com aqueles anúncios que prometem a limpeza do nome sem pagar nenhum débito e ao mesmo tempo legalmente.
Por mais tentador que seja, afaste-se de anúncios assim, você pode ser vítima de um golpe. Infelizmente alguns oportunistas aproveitam o desespero do consumidor para trazer mais transtornos para sua vida, ou seja, aquele pouco que tem, levar também. Cuidado com o que encontra pela internet!
Pense pelo seguinte prisma, se as coisas fossem tão fáceis assim, todos os brasileiros que possuem cadastros nestes órgãos estariam com seus nomes limpos, os bancos desesperados com tal saída e a SPC e SERASA estariam falidas já que tem seus lucros mediante aos seus cadastros de inadimplentes. Isso sem mencionar que nenhuma loja no país venderia em longo prazo pra ninguém.
Geralmente esses anúncios incitam o devedor a adquirir um manual que ensina técnicas e formas para limpar seu nome. O mais interessante é que todos os manuais com esse tipo de assunto, são todos iguais, ou seja, cópias uns dos outros. E, além de pecar na falta de originalidade, ainda ensina ao consumidor desesperado a cometer outros crimes.
Isso mesmo, crimes. Crimes que, em determinada situação pode causar danos muito maiores do que um nome incluso em um órgão de defesa, algumas técnicas desses manuais ensinam as pessoas a alterarem documentos, forjarem provas que não existem. E ainda aconselham a entrar com processo em tribunais de pequenas causas e apresentar todos os documentos forjados.
Não podemos esquecer que, documentos forjados para a justiça é a mesma coisa que falsificação, fraude, entre outros termos que dá todo direito ao juiz que revisa seu processo de mandar prendê-lo por uma série de violações em diversos artigos. Uma das dicas é você entrar com uma ação contra o credor e perante ao juiz dizer que ficou surpreso com a cobrança ou que não sabe da mesma.
O juiz poderá liberar uma liminar para que seu nome seja liberado do SERASA ou SPC até a próxima audiência, ou seja, durante esse tempo, a empresa credora poderá apresentar provas que realmente você contraiu a dívida. Seja por contratos, assinaturas e etc. E, se porventura o juiz perceber que você está querendo se livrar da dívida, pode ter certeza que ele poderá dar causa ganha à empresa credora e ainda cobrar os custos legais de quem deu entrada no processo.
Para você ter uma ideia do negócio por trás deste manual “milagroso” há algum tempo atrás ele era vendido a R$ 9,90 assim que o proprietário percebeu o sucesso de seu e-book de apenas 20 páginas, não demorou muito tempo para elevar o preço a R$ 49,90, ou seja, um ganho enorme em dicas que não te ajudarão a se livrar das dívidas de maneira honesta e sem riscos para sua própria liberdade.
Esses aliciadores e vendedores de sonhos se aproveitam do desespero das pessoas para darem seus golpes, e não há muito o que fazer a respeito deles devido aos sites serem hospedados em servidores do exterior. Por isso, cabe a você consumidor tomar muito cuidado com esse tipo de negócio, sei que é tentador se livrar das dívidas sem pagar nada, mas, sabemos que dinheiro não se ganha fácil e muito menos saldar nossas dívidas, nada melhor do que partir para o método tradicional da conversa e da possibilidade de negociação.