Fraude de dívida no CPF

Perda ou roubo de CPF pode gerar uma enorme dor de cabeça para a pessoa, segundo a Receita Federal, a primeira atitude a ser tomada é fazer um Boletim de Ocorrência em qualquer delegacia para registrar o ocorrido. E o segundo, seria procurar por um advogado para lhe indicar os próximos passos.

Infelizmente, na cidade do Rio de Janeiro, um professor que teve o CPF roubado tornou-se vítima de fraudes, não somente em seu estado, mas em outros também. Já enfrentou diversos processos para limpar seu nome de dívidas e multas realizadas por estelionatários. Segundo o próprio professor, os problemas não demoraram muito a aparecer, logo após dois anos, começou a chegar a sua casa, prestações de móveis e até mesmo, de dois veículos comprados na Bahia.

E as más notícias não param por aí. Em 2003 ao entregar sua Declaração de Imposto de Renda, o professor acabou descobrindo outras fraudes com o seu número de CPF, desta vez na cidade de Brasília. Ele recorreu à justiça, mas, infelizmente os golpes continuaram, em outras localidades do país.  Em 2004, o professor teve que desembolsar um valor de R$ 6,000.00 para pagar o advogado que o defendeu a respeito da compra de um automóvel em Brasília que, além de tudo contava com R$ 20,000.00 de multas. O professor entrou com processo no Detran, mesmo assim, deve um gasto elevado.

Portanto, é necessário tomar muito cuidado com o CPF, na verdade, como qualquer documento. Faça sua consulta cpf para ver se foi feita alguma dívida no seu nome e mediante a perda, nada melhor do que fazer o Boletim de Ocorrência imediatamente e informar aos órgãos responsáveis do extravio ou roubo. Segundo a Receita Federal, cancelar um CPF, roubado ou clonado, é uma questão judicial, mas, por se tratar de um documento sem foto, a validade do CPF só vale se apresentado juntamente com um documento que tenha foto.