Dívida do cartão de crédito caduca?

Passamos por tempos difíceis em nosso país e a inadimplência está crescendo, infelizmente essa é a realidade da maioria dos brasileiros. Com os salários cada vez mais estagnados e baixos e os produtos subindo o preço em disparada, é difícil manter as finanças em dia. Para facilitar nossas vidas costumamos parcelar as compras no cartão de crédito, onde no final de cada mês podemos pagar a parcela completa ou um valor mínimo, que acumulado por virar uma bola de neve. Escutamos sempre por aí, que diversos tipos de dividas caducam com o tempo, será que isso acontece também com a de cartão de crédito?

Após adquirir a dívida no cartão de crédito, por alguns meses, a cobrança é feita pelo próprio banco, mas depois é passada para um órgão financeiro como o Serasa e o SPC, após isso o nome do devedor fica comprometido afetando quaisquer tipos de crediários e outros tipos de parcelamentos em qualquer comércio. E apesar da dívida estar nas mãos de outras instituições os bancos continuam a cobrar e muitas dessas práticas são proibidas, como ligações excessivas e ameaças.

Segundo 205 do Código Civil toda e qualquer dívida tem um tempo certo para caducar, então não é mentira que a dívida do cartão de crédito pode caducar em 5 anos, mas somente no Serasa ou SPC, para a instituição financeira o nome continua “sujo” e isso pode afetar a compra de imóveis, veículos e empréstimos bancários, uma vez que as outras instituições também consultam o nome. O que ocorre na verdade é que após 5 anos o banco perde o direito de cobrar a dívida, mas ela continuará existindo.

É sempre bom controlar seus gastos e ficar alerta com as dívidas, a melhor forma ainda é evitar contrair a dívida, mas caso ela ocorra não deixe de consultar seu CPF e tentar uma negociação acessível.

Rolar para cima