Zapoo

Cuidado com o golpe do boleto bancário

Os avanços da tecnologia trouxeram facilidade para a humanidade, porém, infelizmente, alguns oportunistas perceberam uma grande oportunidade de burlar determinadas transações online para desviar dinheiro para suas contas. Apesar dos métodos de segurança, algumas situações exigem uma certa atenção e cuidado com o equipamento.

Algumas fraudes não acontecem devido ao site que está acessando, claro que é necessário conhecer o site para ter segurança, um site desconhecido e que por si só já demonstra insegurança é um local que já pode lhe trazer dores de cabeça. Entretanto, alguns sites seguros podem ser utilizados como portas para o golpe.

E antes que deixe de comprar por causa das fraudes no boleto bancário, saiba que o site não tem nada a ver com isso, infelizmente, em muitos casos é o próprio usuário que permite a possibilidade de ser uma vítima. Algumas páginas, arquivos ou e-mails maliciosos acabam instalando, sem percebermos, vírus que podem fazer essa jogada.

Por isso podemos dizer que, ao solicitarmos a um site que queremos pagar com boleto em vez do cartão com medo de sermos clonados, o vírus automaticamente percebe a transação e faz as modificações necessários no boleto emitido e que pagará logo mais, e é neste momento que o consumidor cai no golpe do boleto bancário.

Veja abaixo os três tipos mais comuns de fraudes com boletos bancários:

Quando você acessa um boleto, o vírus instalado altera os dados em tempo real, conclusão, você pagará o boleto mas o valor irá para uma outra empresa.

Usuários que costumam pagar boletos com o internet banking, o vírus pode mudar o número no momento do cadastro;
Alguns golpistas atacam a empresa fornecedora do boleto alterando-o na própria fonte.

Evitando a fraude:

Nos dois primeiros exemplos recomenda-se que mantenham tudo devidamente atualizado, Windows, navegadores e seus plug-ins e que não abra e-mails suspeitos como muitos que circulam pela rede.

Os e-mails suspeitos geralmente chegam à nossa caixa com assuntos que aguçam nossa curiosidade ou que nos chamam atenção, tomem muita atenção com esses e-mails e, se por ventura chegar algum e-mail de seu banco inesperadamente, nada melhor do que ligar para agência e perguntar a respeito;

O terceiro caso é raro acontecer devido aos protocolos de segurança instalados pela empresa, por isso é necessário observar em qual site você compra seus produtos, um sebo ou loja de artesanato não terá a mesma segurança que um site grande de venda. Mas, caso aconteça esse fato, a culpa não é do consumidor, mas sim do proprietário do site.

Dicas úteis:

Sair da versão mobile