Os problemas financeiros afetam muitas pessoas nos dias de hoje. E um vilão invisível chamado “cheque especial” acaba virando uma grande bola de neve e leva muita gente para o buraco.
Segundo site SOS Consumidor, o cheque especial é, basicamente, um contrato existente entre um banco e um consumidor para que este tenha disponível um crédito de um determinado valor vinculado a sua conta bancária que, caso seja utilizado, deverá ser devolvido acrescido de juros e outros encargos.
Ele é conhecido popularmente como limite, e sem dúvidas nos ajuda nos momentos de crise financeira, mas por conta de seus juros elevados acaba nos levando para o endividamento.
Algumas dicas simples podem te ajudar a evitar o uso do cheque especial ou sair dele. Confira abaixo:
- Organize seus gastos mensais e ganhos em planilhas, só assim você poderá fazer um balanço mensal e ver onde se gasta mais dinheiro e o quanto deve ser economizado.
- Se você já está utilizando o cheque especial, tente negociar com o banco. Exponha suas dificuldades e renegocie a dívida.
- Se você possui alguma quantia de dinheiro guardada essa é a hora de utilizar, o valor de juros do cheque especial é alto a dívida acaba não compensando.
- Corte despesas extras, cortar os supérfluos como comida fora de casa e compras excessivas é uma boa maneira de economizar. Despesas de conforto como TV por assinatura também podem ser cortadas para evitar o endividamento.
- Qualquer quantia de dinheiro extra que for recebido deve ser utilizada para quitar a dívida, como o 13°, férias, bônus e premiação.
- Optar por uma renda extra pode ser a solução, venda de produtos por catálogo, vendas de produtos feitos em casa ou até mesmo serviços que possam ser oferecidos fora do horário de trabalho, podem ajudar a sair do cheque especial.