As dividas nos tiram o sono e nos causam muitos problemas, mas em meio à crise que nosso país está vivendo, ficar com as contas em dia está quase impossível. Quando estamos com problemas financeiros usamos o jeitinho “brasileiro” e escolhemos as dividas imprescindíveis de pagamento e acabamos atrasando as outras como o as de um financiamento. Mas assim como as outras dívidas é importante manter o financiamento em dia, para isso é possível renegociar a dívida.
Para renegociar a dívida é importante avaliar a sua situação financeira, ter todos os comprovantes da sua situação em mãos (carteira de trabalho e extrato bancário) e procurar a instituição financeira responsável pelo financiamento.
Antes de entrar em contato com a instituição é importante pesquisar as taxas de juros em outros locais, pois é possível transferir a dívida para minimizar os juros. Analisar o contrato também é muito importante, para saber argumentar na hora de negociação.
Seja realista com a instituição explique seu caso, só assim ela poderá te ajudar, muitas oferecem até uma redução de juros para alguns clientes. Não se intimide com as cobranças excessivas e mostre que realmente quer pagar a dívida, pois em muitos casos eles efetuam as cobranças com tanto vigor que acabam envergonhando o cliente. Evite renegociar por telefone, tente resolver pessoalmente e caso não seja possível anote todos os protocolos, datas e nomes informados.
Após efetuar a renegociação tente manter o financiamento em dia, pois em alguns casos os juros podem ser maiores do que a primeira negociação e o caso pode acabar na justiça. Caso a instituição não esteja aberta para renegociação ou a oferecida não se encaixe com a sua situação financeira procure o Procon ou ONGs que ajudam os consumidores, de sua cidade, pois eles podem facilitar os acordos entre consumidores e instituições financeiras.