Antes de qualquer coisa é preciso analisar o por que seu cheque foi devolvido. Podem existir diversos fatores e nada melhor do que entender cada um deles. Geralmente os bancos só fazem esse tipo de pagamento, quando é observado e seguido as normas do Banco Central. Conheça-as abaixo:
Cheque sem fundo
Quando a devolução do cheque acontece devido a falta de fundos, é sinal que não tem dinheiro suficiente na conta para compensar aquele valor ou, no caso de conta encerrada, o cheque também é devolvido sem fundos.
Impedimento ao pagamento
Em caso de roubo ou de extravio de um talão o emissor pode cancelar o talão inteiro e a folha consequentemente também. Outro possibilidade é a falta da assinatura.
Cheque com Irregularidade
Falta de data de emissão, mês escrito em algarismos ou a falta do valor em extenso, caracteriza a folha como cheque irregular e por essa razão pode ser impossível sacá-lo. Outro ponto importante e que muitas pessoas não sabem é que, quando um cheque é cruzado e nominal a alguém que não seja você, quando chegar a compensação ele será devolvido.
Apresentação Indevida
Chegues que já foram devolvidos anteriormente em moeda que não seja o Real e que ultrapasse R$ 100,00 sem qualquer identificação, serão devolvidos e retornarão para a instituição.
Emissão Indevida
Qualquer outro tipo de erro de preenchimento poderá inutilizar o cheque, por isso, é importante muita atenção a todos os campos, principalmente para a assinatura.
Como faço para descobrir que meu cheque foi devolvido?
Segundo o Banco Central nos cheques devolvidos é inserido no verso um código de devolução. Caso seja feito no caixa, esse registro deve ser feito diante do beneficiário. O Banco Central disponibiliza uma lista com todos os motivos que podem caracterizar a devolução do cheque.
O que devo fazer quando o cheque é devolvido?
Neste caso o beneficiário deve pegar o cheque na agência em que foi devolvido e assinar um protocolo da entrega do documento. Caso a devolução tenha sido por falta de fundos, mas o beneficiário sabe que o emissor depositou aquela quantia, ele pode depositar novamente. Agora, se por ventura for por problemas de preenchimento, o emissor deverá ser contatado para acertar e retirar um novo cheque. Ou caso preferir, o beneficiário ainda pode entrar com uma ação judicial.