Como acabar com as dívidas com familiares?

É fácil perder o sono quando estamos devendo para alguém, e mais fácil ainda se estamos sempre em contato com ele. As dívidas já são bem preocupantes, mas quando entra a família no meio tudo fica pior, essa situação pode colocar toda a estabilidade familiar em risco.

Muitas vezes a pessoa entra em pânico com a situação financeira, e se ela possui no nome sujo a única solução acaba sendo o empréstimo familiar. Os familiares vendo a situação oferecem o ombro amigo e o bolso, para auxiliar, mas sem pensar que podem precisar do dinheiro e que a pessoa já possui problemas de inadimplência.

O mais comum desse tipo de empréstimo é que os familiares acabam ficando com a relação comprometida por conta de transtornos, e isso acaba se espalhando para todos os parentes e a situação se complica ainda mais.

Em geral esse tipo de ajuda vem para facilitar, pois assim você fica livre dos juros excessivos das transações bancárias, mas em compensação fica com aquele peso na consciência. O importante nesse caso é deixar claro a forma de pagamento, e alertar sobre sua situação, assim a pessoa pode avaliar se vai precisar do dinheiro durante o prazo de pagamento.

Mas se você pediu um dinheiro emprestado e não está conseguindo pagar o correto a se fazer é contar sobre a sua situação ao seu familiar. Em alguns casos ele pode compreender e estender o prazo de pagamento reduzindo o valor da parcela, mas se ele está precisando imediatamente do dinheiro você terá que recorrer ao empréstimo bancário.

Seja organizado e pague a dívida nas datas estipuladas, para que a relação não entre em conflito. Caso tenha que deixar de pagar alguma conta, dê preferência de pagamento ao empréstimo, para manter seu ciclo de amizade e paz com sua família.

Rolar para cima